';
PINEA ASSOCIAÇÃO FLORESTAL LITORAL

A PINEA é uma Associação de Produtores Florestais, sedeada no concelho de Leiria, na Quinta do Picoto - Carreira. Foi constituída no ano de 2014, tendo como área de intervenção primordial um total de 2 concelhos.

Tem como principal objetivo a defesa e promoção dos interesses dos produtores e proprietários florestais e o desenvolvimento de ações de preservação e valorização das florestas, dos espaços naturais da fauna e da flora, bem como de uma maneira geral, a valorização do património fundiário e cultural dos seus associados.
Pretende-se promover o envolvimento coeso dos diversos agentes da fileira florestal bem como do mundo rural, de modo a incrementar, de imediato, ações que utilizem os instrumentos disponíveis para o sector. Pretende-se que a região tenha um apoio florestal melhorado e dinamizado bem como uma floresta sustentável, produtora de valências produtivas, ambientais e sociais.
"Fazer floresta bem" e toda atividade económica que abrange a montante e a jusante, são iniciativas planeadas e executadas a médio e longo prazo, não se podendo compatibilizar com visões imediatistas nem com visões retrógradas de alguns sectores que lhe são concomitantes.
"Fazer floresta bem" é cumprir a responsabilidade de preservar o nosso património natural e a sua biodiversidade. A floresta portuguesa exige reformas com visão de futuro e com o selo da sustentabilidade.